Project Description

  • decapado

Este sistema de limpeza por decapagem baseia-se num principio básico de Ondas de Alta Frequência (a partir de 20 Khz), as quais são produzidas em líquido que inunda as peças a decapar num recipiente (imersão).
Os sinais de alta frequência produzidas por um oscilador eletrónico e enviadas a um transdutor especialmente colocado na base da cuba de aço inoxidável que contem o dito líquido, geram ondas de ‘compressão e depressão (cavitação) a uma velocidade altíssima. Esta velocidade depende da frequência de trabalho do gerador de ultrassons, geralmente estes trabalham entre 24 y 55 KHz.
Devido á frequência de trabalho e à densidade de líquido, formam-se depressões continuas e sobrepressões que aparecem e desaparecem em questão de microssegundos no líquido, fazendo impulsionar a molécula de água aproximadamente 40.000 vezes por segundo, produzindo uma micro escovagem que atua à volta de qualquer elemento que submergimos. Este efeito recebe o nome de cavitação ultrassónica e elimina a sujidade da superfície das peças submersas incluindo os pontos de difícil acesso. Pode alcançar zonas internas que não são acessíveis com outros meios de limpeza. Os equipamentos de limpeza por ultrassons empregam-se sempre quando se requere uma limpeza a fundo e cuidadosa.
A limpeza por ultrassons pode-se utilizar em todo o tipo de setores: Automóvel, Aeronáutica, Mecânica, Pintura, Náutica, etc…

  • Maior rapidez na lavagem.
  • Conseguimos máxima qualidade de limpeza.
  • Redução de gastos de energia e mão de obra.
  • Alcança-se zonas internas que não são acessíveis com outros meios de limpeza.
  • As máquinas de limpeza por ultrassons são fáceis de operar.

A decapagem química por ultrassons consiste em desprender as capas de pintura e restos de resíduos agarrados a todo tipo de peças metálicas, diminuindo assim o tempo empregado na sua limpeza sem danificar a peça a decapar.

Para estes processos é necessário a utilização de diferentes tipos de decapantes para cada tipo de material, aos quais se lhes potencia a sua atividade com os Ultrassons, com isso aceleramos a cavitação (penetração do decapante dentro das diferentes capas de pintura, conseguindo com eles a sua separação do metal)).

Todo este processo realiza-se a una temperatura medida entre 80º-90º com o que evitamos assim, o desgaste ou malformação dos metais.
Para uma correta manutenção do banho é necessário realizar uma boa filtragem que separará as partículas desprendidas do material decapado, conseguindo uma melhoria do decapante sem danificar o material nem a composição interna do material a decapar.

Utilizamos um sistema de depuração físico-eletroquímico para a reciclagem tecnológica da agua industrial. O processo baseia-se num tratamento eletrolítico das aguas a tratar, produzindo uma serie de reações eletrolíticas e químicas associadas a um processo físico que favorece a transformação e a consequente separação dos contaminantes.
A ideia central deste sistema, consiste na realização de um sistema de depuração particularmente inócuo, aproveitando o melhor agente floculante que existe: os eletrões. Associado ao efeito físico que se gera pelo desprendimento de finíssimas borbulhas na solução a tratar.

Vantagens do sistema de depuração:  Eliminação de partículas procedentes da limpeza de decapagem, corrigimos o PH da água e esta é convertida em águas cinzentas residuais não contaminadoras para o meio ambiente. Conseguindo assim uma redução do consumo de águas potável, já que, com este procedimento conseguimos a reutilização da mesma.

A lavagem de peças, consiste em eliminar restos de decapante e peles que poderão ter ficado durante o processo de decapagem, este processo realiza-se com máquinas de alta pressão.
Outra das características é secagem das ferramentas, coo o qual evitamos a oxidação das peças.

Controle Geométrico: Realizamos o processo de verificação e reparação de todas as peças que decapamos, para isso contamos com ferramentas de comprovação destinados para tal uso, com uma equipa devidamente formada para os ditos processos (IT,s) e com uma ampla gama de maquinaria como soldadoras, maquinas de corte, etc…

Logística: Contamos com os meios logísticos necessários para garantir a recolha e entrega de peças, conseguindo uma otimização do fluxo de material nas linhas de produção.

Sistema de controle de qualidade para o correto desenvolvimento deste sistema, implementamos diferentes instruções de trabalho (IT,s) para cada processo que se realiza, nos quais se auditam e controlam os diferente parâmetros previamente estabelecidos pelo cliente. Posteriormente é realizado diariamente um sistema de controle dos diferentes Indicadores de Processos (KPI,s) para controlar o correto funcionamento do processo produtivo e os seus possíveis desvios (limpeza, manutenção, ajuste, consumo, etc..….) os quais oferecem a informação requerida pelo cliente, para o seguimento do processo que desenvolvemos.

  • Maior rapidez na lavagem
  • Máxima qualidade de limpeza
  • Redução de gastos de energia e mão de obra